AFA – Pirassununga

AFA – PirassunungaAcademia da Força Aérea

afa
LOCAL: Pirassununga-SP DURAÇÃO: 4 anos

MILITAR: Não completar 22 anos até 31/12 do ano da inscrição para o concurso..
SEXO FEMININO: Não estar grávida no período entre a inscrição e a conclusão do Curso de Formação de Oficiais Intendentes (CFOINT), cuja duração será de 4 anos.
ESCOLARIDADE: Ter concluído ou estar concluindo a 3ª série do ensino médio.

Matérias e Provas

MATÉRIAS:
– Língua Inglesa;
– Matemática;
– Física;
– Língua Portuguesa e Redação.

PROVAS: Junho   INSCRIÇÃO: Maio

Fases

  1. Exame de Escolaridade
  2. Exame de saúde;
  3. Exame de Aptidão Psicológica;
  4. TACF (Teste de Avaliação do Condicionamento Físico);

Vagas

VAGAS= A Ser definida pela AFA

Situação após a conclusão do Curso:

Situação após a conclusão do curso
É declarado Aspirante-a-Oficial Aviador (CFOAV) ou Intendente (CFOINT), podendo ter acesso até ao Generalato ou é declarado Aspirante-a-Oficial de Infantaria (CFOINF), podendo ter acesso até o posto de Coronel.

Informações adicionais
Curso de Oficiais Aviadores
Os Cadetes do Curso de Formação de Oficiais Aviadores iniciam a instrução aérea no 2º semestre do lº ano, voando a aeronave T-25 “Universal”, avião de instrução básica, de fabricação nacional, permanecendo nessa aeronave até o 3º ano, quando somam cerca de 75 horas de voo. No 4º ano, realizam a instrução na aeronave T-27 “Tucano”, turboélice de instrução avançada, também de fabricação nacional, no qual voam 125 horas, aproximadamente.

Assim, os Cadetes Aviadores desenvolvem as qualidades individuais requeridas para o Piloto Militar, dominando o avião em manobras de precisão, em acrobacias, em voos de formatura e voos por instrumentos. Dessa forma, preparam-se para futuras operações bélicas e para o curso especializado que farão no Comando Aéreo de Treinamento (CATRE), em Natal-RN, já no na condição de Aspirante-a-Oficial-Aviador.

Aerodinâmica, propulsão a jato, navegação aérea, tráfego aéreo, inglês técnico e meteorologia, instrução militar, legislação militar, e outras matérias completam o currículo técnico-especializado do Curso de Formação de Oficiais Aviadores.

Curso de Oficiais de Infantaria
Os Cadetes do Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica estudam métodos de defesa e segurança das instalações militares, emprego de defesa antiaérea de aeródromos e sítios, comando de frações de tropas e de equipes contra-incêndio, legislação militar, emprego de armamento, serviço militar e mobilização.

É ministrada, ainda, instrução de paraquedismo, capacitando-os ao desempenho de missões de ataque e de resgate.

Após os quatro anos de formação acadêmica, são declarados Aspirantes a Oficial Infante, quando iniciam suas atividades regulares de manutenção operacional de combate terrestre, nas diversas Organizações da Força Aérea.

Curso de Oficiais Intendentes
Os Cadetes Intendentes estudam matérias relacionada à administração financeira e orçamentária, aprendendo a moderna ciência da gestão econômico-financeira e dos serviços especializados de intendência e de suprimento técnico, integrados ao sistema logístico do Comando da Aeronáutica . Estudam ainda legislação militar, e recebem a instrução militar, suporte para a carreira.

Após quatro anos de estudos, são declarados Aspirantes a Oficial Intendente, quando iniciam suas atividades administrativas nas diversas Organizações do Comando da Aeronáutica, distribuídas por todo o território nacional.

 

Comece agora mesmo estudar

Open chat